A alimentação saudável precisa ser iniciada desde a infância, se desejamos que nossos filhos tenham uma vida mais duradoura e com maior bem-estar.
Tanto a infância quanto a juventude são fases de aprendizado, e ambas passam por diversas transformações. Por isso, é importante que cada refeição ofereça energia suficiente para o corpo e o mantenha funcionando corretamente para um ótimo desenvolvimento.
Então, nada mais justo do que ter um cuidado especial com elas.
Por que incentivar a alimentação saudável na infância?
A infância é uma fase de desenvolvimento. Além disso, este é um dos períodos em que elas estão descobrindo um novo mundo e estão dispostas a aprender mais do que nunca.
Inclua mais do que alimentos, mas uma rotina com hábitos positivos na vida dela. Por exemplo, a prática de exercícios juntamente de uma boa alimentação contribui no desenvolvimento físico, aumento da capacidade motora, entre outros benefícios.
Lembre-se que a criança aprende por imitação, e por aquilo que você pratica em seu lar. Então, se você está acostumado a ter boas refeições com verduras e frutas e fazer exercícios regularmente, a criança seguirá o mesmo, apenas pode ser que mude seu paladar e preferências a tais coisas e vale respeitar a sua individualidade também neste momento.
Rotina e boa alimentação caminham juntas
Na Ethos, nós temos construído uma rotina alimentar aos nossos alunos, onde eles não levam seus lanches para a escola, mas uma equipe especializada prepara e cuida de cada lanche para cada turma.
Além de uma nutricionista que cuida de todo o cardápio. Vale ressaltar que antes de tudo, é importante estabelecer uma rotina não só na escola, mas uma rotina alimentar em casa, hábito que faz bem ao metabolismo não só da criança, mas dos pais também.
De acordo com os especialistas, a refeição em familia deve ser um momento leve e é essencial que a família se acostume a comer juntas para que possa incentivar a criança a comer melhor e fugir das besteiras em determinados horários.
A educação alimentar é um ponto que pode ser trabalhado sobretudo nas escolas, mas que também exige a parceria voluntária dos pais desde os primeiros anos de vida em casa.