A nova marca: juntando inovação e experiência

A palavra “Ethos”, do grego, pode ser definida como o conjunto de traços e modos de comportamento que conformam o caráter ou a identidade de um grupo. Porém, no início de 2019, a Escola Ethos localizou um ponto de melhoria. “Por meio de uma pesquisa qualitativa, percebemos que a nossa comunicação com os pais não era eficiente e que muitas famílias não tinham em mente, e com clareza, os valores e propósitos da nossa escola”, diz Jullyana Soares, fundadora e gestora da Ethos, responsável pela direção de comunicação e estratégia da escola.

A partir disso, ela conta que foi criado um time para atender às famílias, ouvi-las, orientá-las e acolhê-las: “Decidimos que queríamos conhecer melhor nossos alunos e suas famílias, e valorizá-los por meio da qualidade do ensino e atendimento. Então, decidimos mudar a forma e o conceito de comunicação interna e externa da Ethos. Assim surgiu a ideia de expressarmos, através da nova marca, os nossos valores”. Confira logo abaixo mais informações sobre a nova comunicação da Ethos em uma entrevista com a gestora.

O que a nova marca representa?

Jullyana – A nova marca traduz o nosso jeito de ser. A letra “e” está inclinada como se fosse sorrindo; o tom do azul que escolhemos é diferente e inusitado, mas trazendo com ele toda a nossa experiência; os raios são traços fortes e diretos, indicando direcionamento claro e objetivo com as nossas metas; o amarelo traduz o sol; e isso tudo, junto, significa o jeito Ethos de ser.

Os nossos valores ficaram evidentes na nova marca:

Responsabilidade – Delegamos responsabilidades também às crianças, para que aprendam desde cedo a importância dos estudos e de serem autônomos.

Resiliência – Queremos que eles cresçam cientes dos desafios e tenham certeza que estarão aptos a superá-los.

Família – Estamos sempre abertos para acolher as famílias. Interagimos com comunicados frequentes e nos disponibilizamos para conversar com os pais sobre a educação de seus filhos, sempre.

Felicidade – Acreditamos que felicidade é algo que se aprende, e fazemos questão de ensinar para que os estudantes alcancem o sucesso.

Visão de mundo – Buscamos conteúdos nas escolas mais inovadoras do planeta, como Harvard, para estimular uma visão de mundo mais coletiva, em sintonia com o que o futuro precisa para educarmos homens e mulheres capazes de se sobressaírem na era da globalização e informação.

E agora, a relação com os familiares dos alunos mudou?

Jullyana – Com certeza. Somos uma escola mais aberta, madura e acolhedora. Não nos preocupamos somente com os alunos e tentamos envolver a família em nossas atividades e sonhos.

Queremos também apresentar este conceito inovador de escola para outros pais e mães que ainda não tem filhos na Ethos, por isso decidimos expandir a nossa comunicação para as mídias sociais, o novo jeito mais bacana de expor nossa escola. Para mim, a comunicação digital é mais assertiva, menos poluente, menos tóxica para o mundo e mais eficiente. Você pode comunicar com as famílias como quiser, sem padrões, diretamente para elas.

Ela exige mais da Ethos porque precisamos ter uma inteligência na comunicação, transbordar o que você realmente pratica. Mas a Ethos sempre foi transparente. Então está tudo certo!

A metodologia de ensino Ethos mudou com a nova comunicação?

Jullyana – A essência, o propósito da metodologia Ethos, não mudou. O que mudou são as ferramentas que utilizamos para fazê-la acontecer. Seguimos acompanhando as transformações da educação, e não medimos esforços para participar dos encontros e cursos que a educação global oferece.

Há 10 anos não se usavam tantos recursos tecnológicos para transformar o ensino em aprendizagem. Não se falava tanto de habilidades e as escolas se preocupavam apenas com os conteúdos. Em 2003, a Ethos já nasceu diferente, quando acreditamos que o ensino apenas de conteúdo, como o foco exclusivo dentro de uma escola, não faria sentido. A criança precisa ter valor, precisa construir habilidades sociais e emocionais para viver em um mundo cada vez mais competitivo e exigente.

O que a Escola Ethos está trazendo de novo para seus alunos?

Jullyana – A Ethos sempre traz novidades! Neste período de quarentena e aulas on-line, nós pudemos ter a certeza de que estávamos no caminho certo. A nossa adaptação mais difícil foi a ausência do contato físico com as crianças, que é muito importante na infância. Mas, praticamente todas as nossas professoras já estavam preparadas e treinadas para utilizarem os recursos tecnológicos para otimizar a aprendizagem, o que foi recebido de forma muito positiva pelos alunos.

Com isso, a alteração da comunicação da Ethos acompanhou um processo de transição já em andamento, de uma escola com o principal objetivo de unir inovação e experiência. “Somos experientes mas não estamos paradas no tempo. Acompanhamos as transformações da educação”, afirma Jullyana.

Nada melhor do que um bom planejamento para organizar as atividades do dia a dia. Acompanhe a rotina acadêmica dos seus filhos clicando aqui!