A metodologia de uma escola é um dos seus maiores tesouros. É por meio dela que os professores estabelecem a conexão e a atenção dos alunos, e os fazem aprender o que é necessário. Mas uma questão essencial é entender a responsabilidade da escola no aprendizado contextual para a vida, seja de matérias curriculares e cobradas em vestibulares, ou de habilidades que permitem uma maior evolução pessoal.
Cada vez mais, os estudiosos da pedagogia entendem que o ensino ideal vai além de conceitos teóricos e envolve habilidades emocionais e sociais. E é nisso que a Metodologia Positiva Ethos se baseia. Ela é um conjunto de pensamentos e ações direcionadas para o crescimento pedagógico e emocional da criança. Somos uma escola que tem como embasamento teórico o sócio- interacionismo, onde a criança aprende por meio de intervenções e estímulos específicos. Mas o que exatamente isso quer dizer?
Aplicabilidade da Metodologia Positiva Ethos
Realizamos atividades interessantes e diversificadas para associarmos o conteúdo com a prática. O professor Ethos não pode usar apenas o livro didático para ensinar. Ele precisa pensar em soluções estratégicas para cada dificuldade e fazer associações do conteúdo com a vida. O interesse pelos conteúdos está diretamente ligado à funcionalidade dele, e a criança Ethos vai perceber que tudo que se aprende na escola você usará para a vida.
Um exemplo é a alfabetização. A criança aprende a ler não apenas para decifrar o código, mas porque as situações que propomos em sala de aula instigam o aluno a ler e escrever. Além disso, o aluno Ethos não aprende uma sequência de números de 1 a 10 de forma isolada. Ele compreende que o mundo está inserido em um contexto numérico, então ensinamos os números porque eles estão, na prática, em nossa vida.
Mas e o caráter positivo? O nome “Positivo” na Metodologia Ethos representa a nossa preocupação com as habilidades sociais e com o desenvolvimento emocional dos alunos. Acreditamos que ele é de extrema importância porque não existe aprendizagem verdadeira sem o prazer, e o desenvolvimento sócio-emocional é indispensável para o desenvolvimento de crianças responsáveis e resilientes.
Quais são seus benefícios?
O principal benefício de quem estuda na Ethos é ter a oportunidade de ser visto como uma criança que tem habilidades a serem trabalhadas e desafios a serem superados. As dificuldades pedagógicas não são barreiras, mas sim estímulos para desenvolvermos e atingirmos os nossos objetivos.
O mindset de crescimento é muito importante na infância para fortalecer o emocional da criança e trabalhar a visão de mundo e suas interpretações, uma vez que os problemas que temos durante a vida serão influenciados pela nossa forma de enxergá-los.
As consequências e os resultados da Metodologia Positiva Ethos aparecem quando as crianças estão em um grupo diversificado. Elas se destacam pela flexibilidade de comportamento, habilidade social, pensamento crítico e estratégico, e valores morais extremamente fortes e consistentes. Os alunos Ethos são respeitosos, confiáveis, responsáveis e resilientes.
Entendemos que só o conhecimento pedagógico não fará da criança um adulto competente e preparado, sendo este o nosso maior diferencial.
Origem da metodologia
A metodologia Ethos é formada a partir da nossa experiência e o desejo de inovar. Nossa escola se originou de ex-professoras e suas práticas em sala de aula, que proporcionaram um pensamento crítico diante das metodologias já existentes. Sabemos o que vai funcionar, como queremos fazer, e, porque fazemos o que fazemos todos os dias.
Nossas fundadoras tiveram como base alguns dos maiores nomes da educação, como Lev Vygotsky, Célestin Freinet, Howard Gardner, Carol Dweck e Emilia Ferreiro, para compreenderem como poderíamos aproveitar cada um dos estudos e montar a metodologia ideal para a Ethos.
Vygotsky ressalta a importância do professor instigar o aluno e tirá-lo da zona de conforto, o que ele chama de “zona real do conhecimento”. Precisamos criar atividades que a criança ainda não consegue realizar sozinha para que, com nossas orientações, ela consiga resolvê-las.
Howard comprovou que não existe a ideia de inteligência como algo fixo e imutável. Na verdade, as inteligências podem ser desenvolvidas como habilidades, sendo elas: espacial-visual, verbo- linguística, interpessoal, intrapessoal, naturalista, corporal-sinestésica, musical, e lógico- matemática. Carol é uma pesquisadora e psicóloga americana altamente qualificada que nos ensina o caminho para transformar o pensamento da criança, de forma que ela sempre perceba os desafios escolares e da vida como motivação.
Por fim, Freinet nos ensina como é importante a integração e a rotina dentro de uma sala de aula, e Emília é o nosso embasamento teórico para a alfabetização, que acontece desde as séries iniciais da educação infantil.
A metodologia em constante inovação
A metodologia Ethos está sempre mudando e buscando se adaptar às novidades que surgem na sociedade, desenvolvendo ao máximo nossos alunos para o mundo.
Em 2016, estudamos Doug Lemov, especialista em educação. A escola sentiu a necessidade de uma teoria que comprovasse a importância da rotina, e de atividades específicas para desenvolvê-la de forma consistente dentro de uma sala de aula. Então, houve um treinamento para colocar em prática os procedimentos abordados na obra para que uma sala de aula seja organizada e com crianças disciplinadas.
Queríamos estudar mais sobre a resiliência e o mindset de crescimento, então lemos e discutimos em vários treinamentos os estudos de Carol Dweck. E ensinamos para nossos alunos que eles podem melhorar o que quiserem desde que haja esforço.
“Dedique-se, seja responsável, e tudo virá”. Essa e muitas outras frases nos servem de inspiração e diariamente são ditas por nossos professores para os alunos. Isso transforma a criança e permite que ela cresça imersa no positivismo e na resiliência. Estamos sempre inovando, moldando a nossa metodologia e reforçando os nossos valores: responsabilidade, visão de mundo, família, resiliência e felicidade.