A importância da família nos estudos da criança

A primeira escola da vida de qualquer pessoa é a família. É em casa que aprendemos valores éticos e morais, de gentileza e de interação com as diferenças. Na escola, instruímos as crianças gerando competências para a vida em sociedade e conhecimentos acadêmicos.

Nosso trabalho se estende além das portas da escola, as quais estão sempre abertas para acolher as famílias. Nós disponibilizamos para conversar com os pais sobre a educação de seus filhos sempre, pois entendemos a importância do meio familiar para os nossos alunos.

• A visão Ethos na importância da família para o desenvolvimento de uma criança

O grupo familiar é a principal fonte de referência, proteção e socialização de uma pessoa,

exercendo uma força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, sendo transmitidos de geração em geração. Na sociedade atual, é significativa a participação dos pais na formação e na educação de seus filhos. Por isso, em conjunto com a escolarização, podemos transformar juntos um futuro brilhante para todos os alunos.

A parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar.

• Família, um 5 dos pilares essenciais Ethos

É muito difícil imaginar um projeto de inovação e de mudança que não tenha contato com o investimento positivo dos poderes da família e das comunidades. A família foi escolhida como um dos pilares da Escola Ethos porque ela, assim como a escola, desempenha papéis decisivos na educação da criança. Por isso afirmamos que fazemos necessária a parceria entre ambas, pois é a partir dela que a criança se torna um adulto capaz de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade mais justa, portanto, mais igualitária.

Trabalhamos com crianças e os pais são os responsáveis pela rotina e disciplina de estudo. São os pais que, junto com a escola, construirão um hábito de estudo e uma organização de horários e rituais importantes para a formação de uma criança. Na escola estabelecemos uma rotina de aula, construímos valores e um ritmo de aprendizagem que se fortalece ano após ano. Organização, colaboração e construção da resiliência complementam essa formação que transformarão as crianças em pessoas preparadas para o futuro.

Sem a família a escola não consegue resultados sólidos. A família precisa acreditar e escola e caminhar junto com ela. Por isso é muito importante que os pais escolham a escola de acordo com os próprios valores.

Quer saber outros pilares da Ethos? Explicamos aqui todos os nossos valores.

• Família x Escola – o papel de cada um no desenvolvimento da criança

Os filhos precisam dos pais, pois as crianças precisam de direção, disciplina e apoio para crescer, amadurecer, e tornarem-se adultos autônomos. A família possui o encargo de complementar a formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. Contudo, a função de educar e fornecer uma educação formal é de responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.

• Os impactos positivos de uma família presente na vida escolar de seu filho

Estabelecer um posicionamento para pais e professores na educação de um estudante é essencial, pois desta forma as importâncias e funções não se misturam diante de seus filhos e alunos, respectivamente. Muitas vezes, se o discernimento não for deixado claro, os pais se tornam ausentes e acreditam que, por ser um lugar de se adquirir conhecimento, a escola será o suficiente para o crescimento como indivíduo. Um processo que pode sobrecarregar os professores, que acabam exercendo a função de pais e educadores.

Desta forma, quando cada uma das partes faz o seu papel, unidos há a formação de um cidadão consciente e transformador para a sociedade e para um futuro melhor. Família e escola é uma parceria que dá certo.

Uma família participativa e presente oferece uma poderosa base emocional para uma criança. Com a não valorização, rejeição das decisões e o afastamento dos pais com a escola, a criança acaba ficando confusa, sem entender o significado e os papéis de cada um.

Não existe a melhor escola, nem a escola perfeita. Existe a escola para a sua família, em sintonia com os seus valores e as suas escolhas de vida.

• Dicas Ethos para aproximar a família à vida escolar e aprendizado dos filhos

A aproximação das duas instituições traz grandes resultados, e para isso, uma dica que a Ethos pode dar é sempre apoiar, ouvir, incentivar e acreditar no seu filho. Para que ele esteja em constante desenvolvimento e crescimento emocional e pedagógico.

Evite a comparação com outras crianças, pois todos somos indivíduos únicos com potenciais e qualidades diferentes, e elas devem ser valorizadas e, assim, devemos enfrentar e enxergar o mundo.

• Importância dos pais nos estudos principalmente durante o ensino on-line na quarentena

Com a pandemia, as crianças estão isoladas em casa e fora do convívio em sociedade. Com isso, os pais precisam acompanhar e verificar com muito mais afinco o que a escola faz da maneira que pode. Para que os ganhos sejam maiores que as perdas.

Agora, não é possível estar presente fisicamente, por isso é necessário paciência, sabedoria e resiliência de todas as partes, para enfrentarmos juntos um momento complicado no país e no mundo, mas que, se olharmos na perspectiva positiva, pode ser muito enriquecedor.

Assim sendo, é entendível a importância da união de pais e professores, pois ambos ensinam e educam, formando um todo onde se divide responsabilidades e se multiplicam soluções.

Quer saber mais sobre nós? Conheça como o ensino da felicidade e a educação emocional é abordada na escola Ethos clicando aqui.