A saúde emocional, seja dos adultos ou das crianças, é tão importante quanto a saúde física. Na verdade, elas andam em paralelo. Como pais, precisamos direcionar e nutrir o bem-estar emocional dos nossos filhos. Escrevemos, então, 4 dicas de como nutrir a saúde emocional do seu filho:
- Atenção aos sentimentos
É importante que a criança se sinta confortável, desde cedo, a expressar seus sentimentos. Seja raiva, tristeza, felicidade, animação, medo, angústia, ou outros, é necessário que tenhamos cuidado para identificar, reconhecer e lhes ensiná-los as habilidades necessárias para lidar com esse sentimento. Mostrar o interesse nos sentimentos dos seus filhos deixam-os confortáveis para que possamos ajudá-los a gerir de uma forma saudável.
- Permita o erro
Aprendemos muito mais com os nossos erros do que de qualquer outra forma. É importante ensinar as crianças que não há problemas em cometer erros, pois é assim que aprendemos e consertamos para o futuro.
- Autonomia nas decisões
Além de ajudar a promover sua independência, deixar com que seu filho tome algumas das suas próprias decisões também irá ajudá-lo a lidar tanto com as consequências quanto às recompensas de suas próprias ações.
- Seja exemplo
Os pais são os grandes influenciadores na vida das crianças. Por isso, os pais precisam praticar o que pregam e cuidar também da sua própria saúde emocional. Com você emocionalmente segura, irá ajudá-lo a se tornar um adulto emocionalmente saudável.
Os benefícios são muitos, como confiança e autoestima para vencer desafios e ter força para chegar em seu verdadeiro potencial.