Ensino Fundamental

Nesse segmento a escola oferece uma nova rotina de trabalho que leva o aluno a desenvolver a autonomia, a autoria, a compreender a importância de desenvolver habilidades de estudante tais como: Horários de tarefas de casa ,estudo e pesquisas prévias.

Os alunos participam de situações com sentido social concreto: escrevem livros , recitam poesias de autoria própria em recitais, lêem livros, fazem resenhas, montam e alimentam blogs.

Essas situações aparecem nos projetos didáticos , pois trabalhamos com a pedagogia de projetos em um olhar socioconstrutivista.

1º ANO

Desenvolvemos dois projetos em cada série e estes desenvolvem estudos que colaboram para a construção da identidade do aluno, da família, da comunidade, da diversidade cultural e amplia conhecimentos literários.
Já na primeira série do fundamental o aluno se ocupa em desenvolver competências que possibilite o desenvolvimento e apropriação da escrita alfabética . O primeiro ano utiliza para isso debates sobre a escrita , sequência de atividades que oportunizam a escrita alfabética e produção de textos socialmente existentes (panfletos, murais, cartazes, convites). As atividades são sempre desafiadoras ao ponto de levar os alunos a estarem sempre em desenvolvimento.
O professor avalia o conhecimento do aluno tabulando os conteúdos para assim poder traçar os próximos caminhos para o constante desenvolvimento e aprendizagem de cada grupo.

2º AO 5º ANO

A rotina de trabalho iniciada no 1ºano se intensifica, e requerem do aluno maior organização com agenda escolar, tarefas de casa e estudos. Esta rotina inclui seminários, pesquisas, debates em aulas colaborativas e dinâmicas. O aluno é ativo e participativo e o professor mediador, desafiador e também membro do grupo, juntos trabalham para a significação e aplicabilidade social dos conhecimentos do currículo de cada série. No decorrer dos anos do ensino fundamental, o aluno estará preparado para estudar com responsabilidade, debater e argumentar com propriedade.

A cada bimestre o aluno é avaliado por provas, apresentação de trabalhos e autoavaliação .

Para dinamizar todo o processo ensino/aprendizagem o professor utiliza as tecnologias de informação e comunicação (TICS), aulas audiovisuais, jogos, experimentos e livros didáticos, paradidáticos e literários.

A parceria e envolvimento com as famílias é fundamental para a riqueza do trabalho com o projeto Caráter Conta e os projetos de sala de aula. Para a formação educacional, ética e moral dos alunos usarmos a mesma linguagem é fundamental, para tanto realizamos reuniões semestrais com a direção e coordenação, bimestrais com o professor e atendimentos individuais agendados sempre que necessário pela escola ou pela família.