Educação Infantil

A Educação infantil na escola Ethos recebe crianças a partir de 1ano e 5 meses de idade. Temos como objetivo desenvolvermos a criança de forma integral, levando-a a conhecer a si mesma, respeitar o outro, conhecer o espaço onde vive (Escola e Família), buscar as leis de convivência e cooperação para melhor se socializar.
Tudo isso irá ocorrer em um ambiente afetivo e humano, adequado para a idade com estratégias desafiadoras.

A Escola Ethos fundamenta-se o cuidar e o educar na abordagem sociointeracionista de Lev S. Vygotsky, tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sóciohistórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, com uma abordagem colaborativa. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio e com o outro, em uma rede de colaboração de ideias e conhecimento, onde o professor é parte integrante desta rede e mediador deste processo. O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que contribue com suas ideias e pesquisas, aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento. Portanto, entende-se a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.

Nossa escola tem o objetivo de criar condições para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, afim de que estes não só adquiram um conjunto de conhecimentos pré-estabelecidos socialmente, mas também que tenham condições de desenvolver reflexões éticas, críticas e respeitosas a cerca de situações diversas, educando para cidadania na constante busca do respeito, socialização, valorização e espírito democrático e cooperativo, através de ações de trabalho em projetos que possibilitem o aluno aplicar seus conhecimentos aprendidos de forma prazerosa e significativa.

Oferece formação em inglês como língua estrangeira em todas as séries da Educação Infantil. O trabalho com o inglês envolve estímulo da expressão, da compreensão e da aplicabilidade da língua em situações de comunicação do cotidiano. Nas séries da Educação Infantil, os alunos têm momentos específicos de atividades em inglês diariamente.

Inserimos o programa de educação “O Caráter Conta” fundado pelo Instituto Josephson (Josephson Institute) nos Estados Unidos. Este programa é usado em escolas e organizações cívicas e esportivas com a missão de melhorar a qualidade ética da sociedade através de mudanças nas tomadas de decisões e comportamentos das pessoas e organizações. O projeto apoiado neste programa nos possibilitará criar um clima e uma cultura dentro da comunidade, da escola e da organização que fomenta melhorias significativas, mensuráveis e sustentáveis no compromisso educacional de oferecer um ambiente seguro física e emocionalmente que promove sucesso acadêmico e desenvolve o caráter e habilidades sociais e emocionais das pessoas. A crença de que há verdades morais universais que distinguem o certo do errado e definem a essência de um bom caráter permitiram ao Instituto Josephson identificar seis valores éticos, os 6 pilares do caráter, que chamaremos de Confiabilidade, Respeito, Responsabilidade, Justiça, Bondade e Consciência Social.

Trabalhamos com projetos onde o lúdico predomina na construção do processo de aprendizagem e temos como objetivo revelar a importância de inserir no dia a dia das crianças o aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. Elaboramos projetos onde os educadores proporcionam experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade.

Na Educação Infantil a avaliação é contínua e qualitativa a cerca do desenvolvimento afetivo, psicomotor, cognitivo e social do aluno, sem propósito de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Esta é apresentada para os pais através de uma ficha descritiva e entregue bimestralmente."